terça-feira, 11 de outubro de 2016

A relação das mulheres com a beleza e o consumo

Você acredita que o consumo feminino é desenfreado e que as mulheres compram tudo o que veem pela frente sem nenhuma consciência. Se você respondeu sim, tenho uma notícia para te dar: você está errado.
Os valores de vida das mulheres definem como será o seu comportamento de compra.
A maneira como levam suas rotinas, suas crenças e como se posicionam na sociedade são levados em conta quando o assunto é gastar. Isto é o que mostra um recente estudo chamado “Beauty4U – As Quatro Dimensões da Beleza Feminina”, realizado pela agência Grey Brasil. Foram ouvidas mais de duas mil mulheres de 18 a 45 anos das faixas de renda A, B e C, na Grande São Paulo, no Grande Rio, no Recife, em Porto Alegre e em Brasília.
O resultado é revelador. As brasileiras são realmente preocupadas com o visual e com a aparência, mas acreditam que deve haver um equilíbrio entre a beleza interior e a exterior.
Outro comportamento feminino a ser destacado é que com o acesso à informação mais democrático, as mulheres pesquisam dezenas de opções para comprar. Isso as torna mais cautelosas e menos impulsivas na hora de efetivar a compra.
Uma característica que vem ganhando força na população feminina brasileira é o despojamento. Muitas mulheres passaram a ter valores em relação à beleza ligados ao conforto, espontaneidade e equilíbrio. Este é um grupo caracterizado por um estado de espírito leve e que privilegia a praticidade no dia a dia. A maioria deste grupo não está disposta a abrir mão do que gosta pela estética.
Outro grande foco de comportamento a preocupação feminina com a beleza é a aquisição de traços cada vez mais saudáveis. Estão em alta hábitos naturais, como a prática de exercícios físicos e uma dieta rica e balanceada. Ter disciplina, acordar cedo para correr e optar por alimentos saudáveis são motivos de orgulho.
Mesmo com a ideia de conforto e vida saudável as mulheres gostam de se produzir e se mostrarem exuberantes, ainda que seja em ocasiões especiais. Sentir-se bonita e com autoestima em dia é um pré-requisito para que vivam bem. Algumas não dispensam o salto e a produção mesmo no dia a dia. Porém, o que se nota é um consumo mais consciente, impulsionado tanto pela crise econômica que o país passa quanto pela sustentabilidade nas ações que hoje elas passam a assumir.
Os valores femininos estão passando por transformações que impactam diretamente no consumo da beleza e no olhar da mulher para ela mesma. A pesquisa mostrou como atualmente elas se aceitam como mais belas. 22% se declararam como MUITO BONITA. 51% como BONITA. 27% como NORMAL. Nenhuma se declarou como feia.
Esse resultado é motivo de comemoração já que as mulheres estão se vendo com muito mais carinho e entusiasmo. E isso se reflete também no seu consumo, mas muito mais na sua maneira de viver e de enxergar a vida.
Um brinde para as mulheres mais lindas e felizes do mundo. Um brinde às brasileiras.
Por: Priscila Guidini – Especialista em Marketing/ Professora e coordenadora do curso de Marketing do Centro Universitário Toledo Prudente
Revista Paparazzi

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