Estou quase de férias, menos coisas a fazer e em compensação mais tempo para pensar, para cuidar do tempo livre, sendo assim decidi pensar no tempo....
Se estamos fazendo algo que nos dá prazer o tempo voa, mas em compensação, quando estamos fazendo algo chato ou tedioso o tempo não passa. Enfim, como é possível pensar a mensuração do tempo pelo prazer e desprazer e não no tempo medido em segundos ou minutos? O valor que damos ao tempo depende de nossa subjetividade.
Pensar no tempo, é nos deparar com a liberdade que o tempo ocioso nos dá, podemos fazer o que quisermos, ou fazer nada. Em compensação, na atualidade, "não fazer nada" é ir completamente ao avesso das demandas sociais, àquilo que é supostamente correto, principalmente, nesta época de final de ano.
"Time is money" que mentira cabeluda. "Tempo é dinheiro" é exclusivo àquele que visa o lucro. Tempo não é dinheiro, ao contrário vendemos nosso tempo por dinheiro, por pouco dinheiro ou muito dinheiro, mas com este mesmo dinheiro que obtemos com nosso trabalho, com o gasto do nosso tempo, podemos somente comprar coisas, e claro sobreviver, mas não podemos entrar numa loja, e comprar "tempo."Enfim, o tempo que vendemos à alguém, já está vendido e pronto. "Perdeu playboy"
Agora, quando se esgota o tempo que temos de vida, não recebemos aviso prévio, não somos avisados que o nosso tempo terminou. Morremos simplesmente. Alguns vivem 5 anos, ou 60 anos, outros ainda 104 anos, mas a morte é sempre inesperada. Não temos o menor controle sobre o nosso tempo de vida. Tentamos controlar nosso tempo, mas não temos controle algum, e infelizmente também, quase nunca pensamos em aproveitar o tempo de uma maneira prazerosa, como se cada dia fosse o último dia.
Agora, se pensarmos no tempo como algo finito, continuamos a não controlar o tempo, mas podemos utilizar o tempo de maneira interessante. Trabalhar com aquilo que a gente ama, e não só porque teremos mais dinheiro ou poder, mas pelo próprio prazer do minuto a minuto. Conviver com aqueles que desejamos, sorrir quando tivermos vontade e chorar também, por que não? Enfim o tempo está ai para ser utilizado como um bem precioso ou usar como qualquer coisa. A escolha é de cada um.
Paula Adriana Neves Couto
Psicanalista
Consultório: Av Leôncio de Magalhães, 1138 - Jdim São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário